Recife, Rio Branco, Natal e Curitiba serão as próximas capitais a implantar a Rede Legislativa de TV Digital

Divulgação | Câmara dos Deputados
Dia 5 deste mês, numa quarta feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Maia, recebeu, os presidentes das Assembleias Legislativas dos estados de Pernambuco, Acre, Rio Grande do Norte e Paraná e os presidentes das Câmaras Municipais de Natal e Curitiba assinando o acordo para garantir a expansão do sinal digital para as localidades, unindo-se a São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre.

A assinatura dos acordos é o primeiro passo para que sejam adquiridos os equipamentos necessários às operações de TV Digital. A interiorização da Rede Legislativa também está prestes a ter início. As Câmaras Municipais de Jaú, Barretos e Ribeirão Preto, cidades do interior de São Paulo, estão prontas para inaugurar suas operações, só aguardando autorização final do Ministério das Comunicações para ligar os transmissores.

“Nós estamos, mais uma vez, apostando na política de aproximação entre o Poder Legislativo e a população. E essa parceria entre a Câmara Federal, as Câmaras Legislativas e as Câmaras municipais vai exatamente nesta direção, de fazer com que os sinais da TV Câmara, do Poder Legislativo, cheguem a todas as comunidades através do sistema digital. Nós estamos apostando em uma interação que deve ter entre o cidadão e o Poder Legislativo. O cidadão precisa conhecer mais as ações, aquilo que é votado, debatido e discutido pelas Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e pela Câmara Federal”, destacou Marco Maia.

A rede legislativa é um projeto da Câmara dos Deputados, criado em 2006, para garantir a expansão do sinal da TV Câmara ao menor custo possível. A multiprogramação é um recurso técnico que permite que um mesmo canal de televisão seja compartilhado por até quatro diferentes emissoras. No caso da Rede Legislativa, estes canais são os operados pela Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Estas TVs já existem nos serviços de TV por assinatura e antenas parabólicas.

A Câmara dos Deputados começa agora a identificar as Câmaras Municipais brasileiras interessadas em aderir ao projeto para solicitar novas autorizações ao Ministério das Comunicações. O objetivo é universalizar o sinal da TV Câmara e das TVs legislativas parceiras e fazer com que cada cidadão brasileiro possa acompanhar diretamente os trabalhos do Parlamento, ampliando a transparência e a participação popular no Poder Legislativo.
Informações da TV Câmara dos Deputados.