Variedades: CQC volta à Câmara do Recife e leva protesto de estudantes


O programa Custe o Que Custar (CQC), da TV Band, esteve novamentene na Câmara Municipal do Recife. Maré Malta foi o único que falou com o programa.

O tema abordado pelos repórteres foi o aumento salarial absurdo que os vereadores aprovaram para si mesmos, no final do ano passado, no apagar das luzes.

Quando questionado, Maré Malta escapou da arapuca afirmando que não recebe salário de vereador. Licenciado com remuneração pela Polícia Federal, Malta renunciou o salário afirmando que ser vereador não é "meio de vida".

"Então é você quem precisa disto", teria dito o repórter do humorístico, entregando uma marmita ao vereador.

Protesto - Em frente à Câmara estava um grupo de aproximadamente 40 estudantes, composto por movimentos como Marcha Contra a Corrupção, Direito Nas Ruas, além de alunos da Faculdade de Direito da UFPE.

O intuito do protesto foi entregar um documento pedindo efetivação da Tribuna Popular, instrumento previsto na Lei Orgânica Municipal do Recife, visando aproximar a sociedade e a Casa. Os estudantes não conseguiram contato com nenhum vereador.

O documento foi protocolizado. Os manifestantes pretendem voltar e entregar cópias para todos os vereadores. A estudante de direito Gabriela Aragão, uma das organizadoras do protesto, afirmou que já conversou com muitos vereadores e todos se disseram a favor, mas nunca adiantaram as discussões sobre a criação de uma tribuna Popular."

O protesto também atacava o aumento abusivo no salário dos vereadores. De acordo com Gabriela os estudantes já entregaram um documento aos membros da câmara, mas eles não responderam ou sequer analisaram.
Ao menos os manifestantes foram escutados pelo repórter Ronald Rios, do CQC, e devem fazer valer sua voz para todo o Brasil na próxima segunda-feira (30).

Fonte: Portal Cenário MT
Edição: Alan Barbosa de Araújo