REPLAY, falando sobre o NETV




- A exemplo dos telejornais locais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, o NETV estreou em janeiro de 1983, às 19h48, para dar voz ao jornalismo local na programação da Rede Globo, apresentando matérias de serviço e comentários sobre os fatos mais importantes do dia. O objetivo era conferir maior identidade ao noticiário regional, até então incorporado aos principais telejornais da emissora.
 
- O novo telejornal substituiu o antigo Jornal das sete, que estava no ar desde abril de 1979 e havia sido criado para substituir o JN - local, uma versão local do Jornal Nacional (1969), que ia ao ar antes dele na programação da Globo Nordeste. Apresentado por Maria Anunciada tinha dez minutos de duração e era dividido em três blocos de cerca de três minutos cada, abrangendo os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte com reportagens ao vivo, notícias sobre esporte, cobertura meteorológica e informações sobre problemas no trânsito da região, além de comentários sobre política e economia.
 

- No segundo semestre de 1983, Hugo Esteves assumiu a apresentação do NETV segunda edição. A jornalista Aldira Alves e, depois, Roberto Menezes, respondiam pela edição regional, com Alberico Souza Cruz como diretor de telejornais comunitários.
 
- Seis meses após a estréia, o NETV ganhou uma edição às 12h40 – com noticiário, entrevistas de estúdio e uma agenda cultural – e a edição noturna passou a entrar no ar mais cedo, às 19h45. O NETV primeira edição substituiu o primeiro telejornal da Globo Nordeste, o Jornal Hoje (JH). O JH era uma versão local do Hoje (1971), que era apresentado em cadeia nacional, e estava no ar desde 24 de abril de 1972, tendo como primeiros apresentadores os jornalistas pernambucanos Maria Anunciada e Roberto Nogueira. Com as mudanças, o JH passou a se chamar NETV primeira edição, apresentado por Marilena Breda, que já estava à frente do extinto JH. Esta edição saiu do ar em 1989 e só retornou à grade em 1992, sendo exibido antes do telejornal Hoje, com apresentação do paraense Hugo Esteves.
 
- O NETV teve, ainda, uma terceira edição (de março de 1983 a março de 1989), que ia ao ar logo após o Jornal da Globo (1982) e se dividia em dois blocos: o primeiro era reservado à cobertura dos fatos ocorridos depois da segunda edição, atualizando o noticiário do fim de noite; o segundo bloco apresentava colunas de esporte, política, economia e cultura. Os colunistas locais, acionados de acordo com a necessidade, davam notícias exclusivas e analisavam os fatos de suas respectivas áreas. Cacá Teixeira era o apresentador do NETV terceira edição, mas o jornalista deixou a Globo na época, e Maria Anunciada o substituiu na apresentação.
 
- A partir de 25 de março de 1984, o NETV, como os outros telejornais, também chegou a ser exibido aos domingos, depois do Fantástico, ampliando e complementando com detalhes as notícias divulgadas no programa. Essa edição saiu do ar em 21 de junho de 1987.
 
- O ano de 1994 trouxe novidades para o telejornal. A primeira edição passou a ter 25 minutos de duração, com maior liberdade para que o âncora interferisse nas reportagens e entrevistas. Houve um aumento do número de entradas ao vivo, buscando mais dinamismo para o noticiário. - De 1994 a 1996, Hélter Duarte assumiu a apresentação do NETV um, de onde saiu para apresentar o Bom dia Pernambuco (1989).  Em 1996, foi a vez de Renata Echeverria apresentar o telejornal local, onde ficou até 1999, com a entrada de Mônica Silveira.
 
- A partir de 2000, o NETV um passou a ser apresentado pela dupla Mônica Silveira e Fernando Rêgo Barros. Em 2001, Evaristo Filho foi para o lugar de Fernando. 

-Atualmente, a apresentação da primeira edição, que vai ao ar às 12h, é de Clarissa Góes, Juliana Maggi (esportes) e Márcio Bonfim. O NETV dois, apresentado por Hugo Esteves, é exibido às 19h. As duas edições vão ao ar de segunda a sábado.
 
- O NETV primeira edição contou com uma colaboração de peso entre os anos de 1999 a 2005. O paraibano Ariano Suassuna, estreando na televisão, apresentava a coluna semanal O canto de Ariano, onde contava histórias engraçadas e curiosas, e falava sobre cultura.
 
- O NETV é produzido pela TV Globo em Recife, que tem Jô Mazzarollo como diretora regional de jornalismo.